CURSO COMPACTO SOBRE A SEXUALIDADE NA INFÂNCIA

desenhoAula 2: Papel sexual ou de gênero (“como me comportar?”)

Papel sexual/gênero é a expressão de sua identidade. A gente começa a “ensinar” esses papéis para as crianças à partir da cor do enxoval do bebê: rosa para meninas e azul para os meninos. E por aí vamos, vida a fora, afirmando e reafirmando o que é bom para homens e o que é bom para mulheres.

Durante a infância, meninos e meninas aprendem o que pode e o que não pode baseados no fato de serem homens ou mulheres. As meninas aprendem a sentar de pernas fechadas (“fecha as pernas, menina; isso não é jeito de mocinha sentar!”), a se enfeitar para ficarem bonitas para os outros, a se vestir de maneira atraente e a se comportar de forma sedutora; por outro lado, são desestimuladas a atitudes agressivas e de comando. Os meninos aprendem a mostrar seus órgãos genitais como prova de sua masculinidade (“mostra os documentos, meu filho”, “é um meninão de saco roxo”), são estimulados a serem ousados e determinados, além do fato de que fazemos “vista grossa” para a satisfação da sua curiosidade sexual.

Os papéis assim estabelecidos determinam a dupla moral, ou seja, um padrão de comportamento para cada sexo, além de um duplo padrão de expressão sexual. O homem torna-se o especialista, o iniciador, o controlador, o dono do orgasmo da mulher e desvincula p sexo de afeto. A mulher, condicionada a reprimir os desejos e iniciativas sexuais, pode sentir que não deve entregar-se totalmente, o que diminui seu potencial de prazer. Em outros casos, a mulher cria tanta expectativa na relação sexual que nunca consegue satisfazer-se.

Para reflexão:

  • Será que homens e mulheres são tão diferentes assim?
  • Como diminuir a distância entre eles?
  • Vocês concordam que no mundo atual não há mais espaço para uma educação machista ou sexista?
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